top of page
PeFrancoa(1).png

Homilia Domingo(16/07/23) - 15º Semana do Tempo Comum - A - Homilias diárias. F

Domingo, 16/07/2023 - Is 55,10-11; Sl 64/65; Rm 8,18-23; Mt 13,1-23

● Qual a porcentagem?


Apenas queria dizer que mesmo quando a semente cai em terra boa, ela pode produzir cem por cento ou sessenta ou trinta. Por que se a terra é boa e se a Palavra é ótima? Verdadeiramente, a Palavra é maravilhosa, mas a terra boa admite graus de bondade, portanto de perfeição. Todo ser humano, por bondoso que seja, sempre pode ser melhor. Toda pessoa pode colaborar mais com Deus, com os seus planos, e, neste sentido, ser-lhe mais dócil. Da nossa parte, é preciso semear a Palavra nos corações; cabe a nós evangelizar, cada vez mais de maneira mais audaciosa.


A nova evangelização depende de Deus, mas também da capacidade de transmissão que tenhamos. Por outro lado, não se pode pensar que isso é simplesmente um dom que se tem ou não se tem. Cada cristão deve ser evangelizador e por isso deve procurar, segundo a sua capacidade, crescer no conhecimento da doutrina cristã, ter uma verdadeira empatia – uma capacidade de identificar-se – com as coisas de Deus e com as coisas dos homens, seus irmãos. Nesse contexto, a amizade é muito importante para que seja possível compreender os próprios amigos e ajudá-los falando “a mesma língua” que eles. Quando se conhece bem uma pessoa através da amizade, se lhe poderá falar de Deus através daquelas realidades humanas nas quais se encontra mais inserida.


A nova evangelização é também tarefa dos leigos. Deus tem um campo, um terreno enorme, e ele pede que muitos homens e mulheres realizem a sua vocação cristã no campo do trabalho profissional, da família, das diversões, da amizade. Nestes campos terão que lançar a semente, falar com simplicidade e de maneira compreensível, utilizar as diversas parábolas que tenham base no cotidiano dos demais. Deus lhes ajudará a colher abundantes frutos em todos os ambientes nos quais devem viver lado a lado com os demais, implicados em realizar a sociedade atual na qual também Deus tem direito a ter o seu lugar. Qual a quantidade de frutos? Se você fez a sua parte, então passa a depender da docilidade de cada um.


Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

0 visualização0 comentário

Comments


Home

bottom of page