top of page
PeFrancoa(1).png

Homilia Sábado(19/08/23) - 19º Semana do Tempo Comum - A - Homilias diárias. F

Sábado da 19ª semana do Tempo Comum, 19/08/2023 - Mt 19,13-15


Exame para crianças se confessarem bem


Já que Jesus chama as crianças para estarem com ele e, desta forma, as abençoar (Mt 19,13-15), explico hoje a vocês como uma criança batizada deve se confessar, chegada a idade da razão, e como se preparar através do exame de consciência.


Jesus é muito bom, ele é amigo das crianças. Então basta que o pequenino de Jesus diga ao bom Deus, através do padre, os seus pecados para receber o perdão. Antes, fará o exame de consciência para estar bem arrependido de todos os seus pecados, que são ofensas ao bom Deus. Ao chegar ao confessionário, a criança fará o Sinal da Cruz e dirá ao padre quanto tempo não se confessa; depois dirá com calma os pecados. Criança, não precisa ter medo, os padres também são muito bons. Depois o padre vai dizer a você algum conselho e alguma penitência que você vai fazer de bom gosto. Você deve escutar atentamente e depois rezar o ato de contrição. Finalmente, você vai receber a absolvição (perdão) de todos os seus pecados e vai ficar muito feliz e mais amigo de Jesus.


Qual é o ato de contrição? Este: “Senhor Jesus, Filho de Deus, tende piedade de mim, que sou um (a) pecador (a)”. E quais são as perguntas que você pode se fazer (exame de consciência) para se confessar bem? Podem ser estas: 1) Deixei de confessar algum pecado grave por vergonha? 2) Deixei de cumprir a penitência que o sacerdote me impôs nas minhas confissões anteriores? 3) Deixei de fazer as minhas orações diárias? 4) Faltei o respeito a Deus, a Nossa Senhora ou os santos? 5) Faltei a Missa aos domingos e/ou dias santos de guarda (Natal do Senhor, 25 de dezembro; Mãe de Deus, 1º de janeiro; Corpus Christi; Imaculada Conceição, 8 de dezembro)? 6) Faltei o respeito aos meus pais ou aos meus superiores? 7) Comportei-me mal na escola? Não fiz as minhas tarefas? 8) Maltratei alguém com palavras ou ações? Bati nos meus irmãos e nos meus amigos? 9) Causei intrigas? 10) Vi ou fiz coisas indecentes? 11) Utilizei roupas indecentes? 12) Peguei dinheiro ou coisas escondidas de alguém? 13) Falei mal dos outros? 14) Fui guloso? 15) Fui egoísta e não quis partilhar as minhas coisas com os meus amigos?

Pe. Françoá Costa

Instagram: @padrefcosta

1 visualização0 comentário

留言


Home

bottom of page