Sábado, 31/12/2022 - Jo 1,1-18
● Dia 7º na Oitava de Natal
Jo 1,1-18 é uma verdadeira sinfonia, com quatro movimentos bem estabelecidos. O primeiro deles é majestoso, Jo 1,1-5, e nos apresenta a eternidade do Verbo e seu poder criador; o segundo, é mais lento, Jo 1,6-13, e nos apresenta São João Batista como resumo da Lei e dos Profetas como preparação durante séculos para a chegada do Messias outrora prometido, Jesus Cristo, luz que ilumina tudo; o terceiro, é central e facilmente cantável, Jo 1,14, pois o Verbo se fez carne e habitou entre nós. A sinfonia fecha-se com o quarto movimento, Jo 1,15-18, indicando proximidade do fim, mais escatológica, pois nos coloca na graça em direção à glória.
Convido você a fazer uma reflexão pausada sobre este texto, tendo como referência essa nossa orientação acima. Sobretudo, faça oração com este texto e, finalmente, não deixe de rezar todos os dias a oração que canta o mistério da encarnação, o “Anjo do Senhor” ou “Angelus”. Qual? Esta oração:
V/. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
R/. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…
V/. Eis aqui a escrava do Senhor.
R/. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria…
V/. E o Verbo divino se fez carne.
R/. E habitou entre nós.
Ave Maria…
V/. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R/. Para que sejamos dignos das graças de Cristo.
Oremos. Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e sua Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.
Pe. Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta
Comments